Qua, 22/01/2025 - 10:49
Diogo Freitas, treinador e atleta do ginásio brigantino JDC Academia, conseguiu apurar-se para o Wodapalooza Fitness Festival de Miami Beach, nos Estados Unidos da América, onde vai representar Portugal, amanhã e sexta-feira, na vertente de crossfit
O crossfit é uma atividade física que envolve vários exercícios de musculação e cardio, de alta intensidade, normalmente em formato de circuito. O jovem, de 23 anos, Diogo Freitas pratica a modalidade há cerca de sete anos. Treina, de modo geral, duas vezes por dia e vai ser o único português a marcar presença no Wodapalooza Fitness Festival de Miami Beach, onde vai competir na categoria de Elite RX, sendo que há dois anos que um atleta luso não carimbava o apuramento.
Diogo Freitas refere que é um sonho que amanhã vai ser tornado realidade. “Às vezes até custa acreditar, parece uma experiência em terceira pessoa, parece que nem é comigo que está a acontecer. Só vou mesmo acreditar quando estiver em Miami e a prova realmente começar, porque será o concretizar de um sonho”, frisou.
O jovem atleta é natural de Felgueiras e decidiu estudar Desporto no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Nos dias de hoje, é instrutor de crossfit no ginásio JDC Academia e indica como se qualificou para a prova de Miami. “Já há dois anos que tentava qualificar-me para o Wodapalooza. Basicamente, aquilo é uma qualificação online. A organização lança uns desafios, onde temos de nos filmar a executar os exercícios perante regras específicas e quem fizer mais repetições tem mais pontos”, explicou.
Diogo Freitas nem queria acreditar quando viu que tinha conseguido apurar-se e indica que vai dar tudo na competição mundial. “Foi uma sensação única quando recebi a notificação de que tinha sido selecionado, nem queria acreditar. Preparei-me bem para Miami e vou dar tudo, sei que sou melhor na arena do que em qualificações. Na arena, é onde me consigo destacar, é onde me sinto bem e onde gosto de estar. Acho que foi isso que me fez apaixonar pelo crossfit, foi a emoção de estar dentro da arena a competir. E agora, enfrentar a elite mundial da modalidade, acho que vai trazer o melhor de mim”, concluiu.
Tentaram qualificar-se para o Wodapalooza Fitness Festival de Miami Beach cerca de 700 atletas e apuraram-se apenas 60.
Diogo Freitas está há cinco anos em Bragança e sem apoios oficiais conta com a ajuda do ginásio JDC Academia, família e amigos. O atleta viajou para os Estados Unidos da América com dois treinadores e um médico, onde vai tornar um sonho realidade ao competir na elite mundial de crossfit.