Requalificação da EN 103 sujeita a estudo

PUB.

Seg, 19/05/2008 - 08:23


O Ministério das Obras Públicas vai elaborar um estudo para a requalificação da estrada que liga Vinhais a Bragança. A novidade foi avançada pelo secretário de Estado das Obras Públicas adiantando que a via deverá ser redesenhada para encurtar a distância entre os dois concelhos. Paulo Campos revelou ainda que a ligação entre Rebordelo, em Vinhais e Mirandela também vai avançar.

“A requalificação da ligação entre Rebordelo e Mirandela irá avançar brevemente pois eu acabei de fazer essa estrada e pude verificar da necessidade efectiva dessa requalificação” afirma. No entanto a prioridade é a ligação da sede de concelho à capital de distrito e para Paulo Campos, encontrar uma boa acessibilidade “passa por um estudo para que se redesenhe a estrada e encurtar a distancia já que não têm a qualidade que hoje se exige” refere o secretário de estado.

Paulo campos inaugurou em Vinhais o Parque Biológico, a Praça do Município e o Parque de Estacionamento.

Situado no Monte da Cidadelha, o Parque Biológico é uma mostra da natureza ao vivo com uma exposição de animais e de plantas autóctones, um centro interpretativo, um parque de campismo rural e percursos pedestres.

O parque custou cerca de um milhão de euros, financiado em 50% pelo programa Interreg.

Para o presidente da câmara, este equipamento pode ajudar a promover o turismo no concelho. “Aqui está um bom exemplo do que é transformar a natureza numa forma de vida e num valor económico” refere Américo Pereira salientando que “doravante Vinhais vai ser um importante destino turístico para quem gosta do contacto com a natureza”.

No centro da vila, foi também inaugurada a Praça do Município e o Parque de Estacionamento.

Dois novos espaços que surgiram fruto da requalificação da antiga praça que se encontrava já degradada e que custaram um milhão de euros.