PUB.

Regionalização daria mais conservação à linha do Tua

PUB.

Seg, 16/06/2008 - 09:24


Se houvesse regionalização a linha do Tua, bem como toda a rede férrea do Douro, estaria hoje conservada. A ideia foi defendida por Miguel Cadilhe em Mirandela durante uma palestra subordinada ao tema “Interioridade e Centralismo”.  

“Se houvesse autentica regionalização com um líder regional eleito e força reivindicativa, toda a rede férrea do vale do Douro, incluindo a linha do Tua, estaria hoje modernizada e a gerar efeitos de desenvolvimento na região” afirma Miguel Cadilhe.

 

O ex-ministro das finanças, considera que a regionalização é o caminho que Portugal tem de percorrer para haver um desenvolvimento mais harmonioso. “Se tivesse havido regionalização desde há 25 anos Portugal estaria hoje muito melhor em termos de equilíbrio de desenvolvimento”, considera.

 

Miguel Cadilhe acrescenta que a regionalização ainda não foi posta em prática porque o poder central não quer. “Os políticos centrais têm a maioria esmagadora do poder politico e são eles que decidem se há ou não regionalização”. O social-democrata lembra que “a regionalização está na constituição mas não está cumprida”.

 

Esta palestra esteve inserida num ciclo de conferências designados de “Nove meses de Inverno e três de inferno”, e que se vão realizar em Mirandela, com uma periodicidade mensal.