PSP dá dicas a idosos para prevenir burlas

PUB.

Seg, 16/06/2008 - 09:38


Para prevenir casos de burlas ou assaltos de carteiritas, a PSP de Bragança organizou uma sessão com idosos da cidade para lhes dar algumas dicas de cuidados a ter. Participaram cerca de 40 idosos que residem em dois bairros problemáticos de Bragança.  

Mas uma das participantes, Gaudência Miranda, de 83 anos, já é perita na prevenção.

Depois de ter sido assaltada três vezes há mais de 25 anos, agora já não usa carteira. “Foi no Brasil, em Luanda e em Lisboa e fiquei sempre sem as carteiras, por isso jurei nunca mais andar com carteira” afirma a idosa. Agora, quando precisa de sair guarda o dinheiro e os documentos em bolsos de casacos que ela própria faz. “Meto cá o meu porta-moedas e o que preciso e depois fecho com alfinetes”. “E se for de pano eu faço os casacos como quero” acrescenta. Além disso, “nunca mais usei ouro”. “Estou casada há 61 anos e nem aliança trago porque tiraram-ma”, salienta.

 

Recentemente, por duas vezes lhe bateram à porta a pedir dinheiro.

Alertou a PSP, que passado uns dias a convidava a assistir a uma sessão de prevenção a burlas.

 

O comandante da esquadra da PSP de Bragança, explica que os idosos devem ter mais cuidados “na residência, quando se deslocam na via pública, ao levantar dinheiro no Multibanco, nas feiras devem ter cuidado com as carteiras e as burlas” que é a situação que mais preocupa o sub-comissário Dinis Pereira. “Á mínima suspeita as pessoas devem contactar-nos” acrescenta.

 

Alguns dos idosos que participaram nesta sessão confessavam que nem sempre são cuidados ao deixar a chave de casa debaixo do tapete ou escondida num vaso.

Ainda assim, há quem insista em continuar a ter esse comportamento. “É a mesma coisa” afirma Isaura Pinto. “Se eu começo a fechar tudo é quando desconfiam mais de mim”. Já Francisco Rodrigues admite que vai ter mais precaução “e tenho de avisar a minha mulher para ter mais cuidado pois às vezes entram-nos pessoas em casa porque as portas estão sempre abertas”.

 

Em 2007, ocorreram 12 casos de assaltos por carteiritas e 5 de burlas.

Este ano, a PSP de Bragança já registou 8 queixas de roubo de carteiras e 1 de burla.