Povo de Ifanes sem igreja há seis anos

PUB.

Qui, 09/10/2008 - 09:57


Com a aproximação de mais um Inverno o povo de Ifanes, em Miranda do Douro, está preocupado com a conservação da igreja local.   O templo, datado do século XVII, entrou em obras há já seis anos, no entanto, devido a alguns erros cometidos durante os trabalhos, o ainda IPPAR decidiu embargar a obra.   Desde então a população espera uma solução para este espaço de culto que foi completamente alterado e continua com uma cobertura provisória de chapa assente em pilares de metal.

Entre os locais a insatisfação é geral. “Pelas estatísticas não há dinheiro e se não há dinheiro, não há nada”, lamenta-se um morador. “Era uma igreja tão bonita que tínhamos e agora está nestas condições”, acrescenta um outro.

As pessoas desejam ainda que as missas voltem a ser lá celebaradas. “Um dia que se ande a compôr a Igreja, a ficamos todos felizes”, conclui uma habitante de Ifanes. 

Para o presidente da câmara, Manuel Rodrigo, este é um processo que se arrasta há já muito tempo e para o qual “não há resolução à vista”. No entanto, o autarca diz que a Câmara e a Junta de Freguesia “vão tomar uma atitude”. Intervir junto do governo é uma das possibilidades.

Manuel Rodrigo lamenta ainda que se tenha tido uma verba na ordem dos 100 mil euros para recuperar a igreja e que “agora esteja naquelas condições”.

 Enquanto a recuperação não acontece o presidente da câmara diz que está solidário com a população de Ifanes. “As igrejas nas nossas aldeias são um símbolo que diz muito a todos e uma igreja degradada incomoda todos”, refere. Manuel Rodrigo afirma ainda que o “importante é todos deitarmos mãos à obra e unirmo-nos para que seja recuperada”. Há seis anos que a população de Ifanes espera que as obras na igreja sejam concluídas.O valor para a sua recuperação ronda os 150 mil euros.Entretanto as celebrações eclesiásticas são realizadas numa outra capela da aldeia.