PUB.

Parque Natural do Douro Internacional com pouca vigilância

PUB.

Qui, 15/05/2008 - 09:13


Dois vigilantes para 86 mil hectares de terrenos. O Parque Natural do Douro Internacional é a área protegida com menor número de vigilantes da natureza ao nível do Norte. Comparativamente com Montesinho, por exemplo, a diferença faz-se sentir pois neste parque de Bragança e Vinhais há 12 vigilantes para cerca de 74 mil hectares.

 

O departamento das áreas classificadas do Norte admite mesmo que é uma grave lacuna.

Além disso os dois profissionais estão sedeados em Figueira de Castelo Rodrigo, sendo que o Parque Natural do Douro Internacional abrange ainda os concelhos de Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro.

 

O director do departamento das áreas classificadas do Norte admite que o reforço de vigilantes é uma prioridade, mas para já não é possível concretizá-la. “Eles trabalham em todo o parque mas estão baseados em Figueira de Castelo Rodrigo”, explica Henrique Miguel Pereira, referindo que “qualquer outro parque do norte, com excepção do litoral norte, na zona de Esposende, tem mais vigilantes que o Douro”. “Nós temos uma lacuna muito forte de vigilantes, temos apenas dois para uma área como este que deveria ter 10 ou 12 vigilantes”, lamenta o director do departamento das áreas classificadas do Norte. “É um assunto que merece a nossa preocupação e temos como prioridade aumentar o número de vigilantes”, revela Henrique Miguel Pereira garantido que “estamos numa fase em que não tem havido possibilidade de contratação de funcionários públicos, mas mal haja essa possibilidade, certamente que o reforço dos vigilantes aqui está no topo das nossas prioridades”.

 

Já quanto a técnicos superiores e funcionários administrativos, Henrique Miguel Pereira considera que o número é suficiente até porque, segundo ele, tem de haver uma interacção com técnicos de outras áreas protegidas do Norte. “Temos também aqui no parque cinco técnicos superiores e temos dois assistentes administrativos”, salienta o director do departamento das áreas classificadas do Norte, afirmando que “gostaríamos de ter mais, mas neste momento já não trabalhamos só em termos do parque, trabalhamos ao nível do Norte todo, isto faz parte do departamento de gestão de áreas classificadas do Norte”. “Nós no total, no Norte temos cerca 160 funcionários, não podemos ver só os técnicos que estão cá”, conclui Henrique Miguel Pereira.

 

O departamento das áreas classificadas do Norte a considerar insuficiente o número de vigilantes da natureza no Parque Natural do Douro Internacional.