Orçamento de Estado não garante helicóptero do INEM

PUB.

Sex, 24/10/2008 - 10:09


A autarquia de Macedo de Cavaleiros teme que haja mais atrasos na colocação do helicóptero com suporte imediato de vida na cidade, que tem como finalidade servir o distrito de Bragança, transportando os doentes graves, de forma mais rápida e cómoda, para hospitais centrais.  

Já há dois anos que o anúncio foi feito, mas os atrasos no cumprimento do protocolo sucedem-se.

O orçamento de estado para 2009 também não dá garantias.

 

Apesar do incremento de verbas para o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) no orçamento de Estado para 2009, não há qualquer referência a apoio para meios aéreos. Este facto está a deixar apreensivo o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, que teme mais atrasos na instalação do meio de socorro aéreo, em Macedo, conforme foi prometido pelo governo socialista e que está garantido no protocolo assinado com a autarquia.

 

“Embora o secretário de estado tenha dito recentemente que o concurso ía ser lançado em breve, a proposta do Orçamento de Estado não é referido nada relativamente aos helicópteros de socorro” afirma o autarca.

 

Para esclarecer a situação, o autarca já enviou um pedido à ministra da Saúde, Ana Jorge, para saber o porquê dos atrasos e a lembrar a instalação do helicóptero para servir a região. “Apesar de ter sido anunciado que o concurso público ía ser lançado em breve, este PIDDAC levantou a dúvida e por isso pedi esclarecimento” refere Beraldino Pinto.

 

O autarca de Macedo recorda que o que está em cima da mesa é o cumprimento de um protocolo entre a Câmara Municipal e o Estado, representado pela Administração Regional de Saúde do Norte.