Município de Mogadouro executou quase 26 milhões de euros o ano passado

PUB.

Sex, 26/04/2024 - 09:51


O município de Mogadouro apresentou a maior execução orçamental de sempre em 2023

Quem o diz é o próprio presidente da câmara. A prestação de contas do ano anterior foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara e de assembleia municipal.

António Pimentel referiu que a taxa de execução do orçamento da receita em 2023 é de 93,9%, com um valor total de quase 26 milhões de euros. Sobre esta receita foi executada uma despesa de 22 milhões 243 mil euros, sendo que transitou para 2024 um saldo positivo de 3 milhões 686 mil euros. “Apesar de ser um ano de transição de quadros comunitários, uma vez que 2020 acabou e o 2030 ainda não começou, conseguimos através de outras formas obter alguns financiamentos do quadro 2020, o que nos permitiu uma execução muito bom, que nos últimos 10 anos foi o maior”, frisou.

A captação de investimento através de Fundos Comunitários também atingiu no ano passado o maior valor da última década, com 4 milhões 215 mil euros, o que permitiu a realização de projectos em vários pontos do concelho.

O autarca assume que a despesa com os apoios concedidos às empresas, famílias, associações e IPSS’s também aumentou exponencialmente, fruto da política de proximidade que o executivo tem praticado. No que toca, por exemplo, ao emprego, a câmara investiu 202 mil euros para apoiar a criação de postos de trabalho. Já na agricultura gastou 128 mil euros para ajudar os criadores com a sanidade animal, que é suportada a 100% pela autarquia. Além disso houve aposta em várias obras, como “a cantina escolar, o início do ginásio municipal, a avenida do Sabor, o Bairro de São José”.

A oposição disse, na Assembleia Municipal, que o executivo do PSD conseguiu estes valores graças ao executivo anterior, liderado pelo socialista Francisco Guimarães. O actual presidente não concorda.

As contas foram aprovadas na Assembleia Municipal, no começo da semana.

Escrito por Brigantia

Foto: Rota Terra Fria 

Jornalista: 
Carina Alves