Obras da escola secundária de Mirandela deverão começar dentro de um mês

PUB.

Qua, 19/07/2017 - 11:28


Dentro de um mês devem arrancar as obras de reabilitação da escola secundária de Mirandela. No final da semana passada, o Município já procedeu à assinatura do contrato da empreitada que vai custar cerca de 3,2 milhões de euros, pelo que falta apenas o visto do tribunal de contas para o início das obras num estabelecimento de ensino que já tem cerca de 40 anos e nunca teve qualquer intervenção. Há ainda mais três escolas do primeiro ciclo do ensino básico da cidade que vão ser alvo de requalificação, num investimento a rondar os 4 milhões de euros.

Há mais de uma década que estão prometidas obras para a escola secundária de Mirandela que já chegou a ter projectos realizados e um concurso anulado. Chegou mesmo a constar na lista da 3ª fase de requalificação da Parque Escolar, com investimento de 13 milhões, mas nada avançou.
Parece que é desta que o estabelecimento de ensino vai mesmo ter uma intervenção de fundo, a primeira desde que foi inaugurada, há cerca de 40 anos.
Nesse sentido, já foi assinado o contrato da empreitada e o presidente do Município espera que dentro de um mês a obra possa avançar após luz verde do tribunal de contas.
António Branco explica que será uma intervenção faseada que vai durar cerca de um ano a concluir
Trata-se de um investimento de 3,2 milhões de euros, um valor superior ao que ficou contratualizado no pacto territorial de desenvolvimento e coesão da CIM Terras de Trás-os-Montes, que foi de 2,4 milhões, cuja comparticipação de fundos comunitários é de 85 por cento, ou seja, 2 milhões de euros, e os restantes quinze por cento são repartidos, pelo Orçamento de Estado e pelo Município, cabendo 7,5 por cento a cada parte, ou seja, 180 mil euros.
No entanto, a diferença, de 800 mil euros, entre o que ficou contratualizado e o que vai custar a obra será reivindicada na próxima reprogramação. Mas se isso não acontecer, o município compromete-se a suportar os custos.
No que se refere ao 1º Ciclo do Ensino Básico, está contratualizada uma verba de 3,7 milhões de euros, também financiada a 85 por cento, por fundos comunitários, para obras em três escolas do agrupamento de Mirandela.
Um novo bloco já começou a ser construído na Escola Básica Luciano Cordeiro e estão previstas reabilitações em mais duas escolas, que devem começar na próxima semana
Durante o período de trabalhos, os alunos dos diversos estabelecimentos de ensino vão ser transferidos para o edifício do Piaget, que foi adquirido pelo Município. Obras no parque escolar de Mirandela vão avançar com um investimento total a rondar os 7 milhões de euros. Escrito por Terra Quente (CIR)/ Foto: CM Mirandela