Aberto concurso público para ligação aérea Bragança-Portimão por 13,5 milhões de euros

PUB.

Qui, 11/04/2024 - 08:17


Já foi aberto o concurso público para a concessão da ligação aérea Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão

A concessão será atribuída por quatro anos e no valor de 13,5 milhões de euros, mais três milhões e meio em relação ao contrato anterior.

A concessão terminou a 28 de Fevereiro e o anterior Governo teve que fazer um ajuste directo com a Sevenair, empresa que opera a ligação desde 2009, para que estes territórios não fiquem sem avião. A 8 de Abril foi publicado em Diário da República a abertura do novo concurso, tendo sido aprovada ainda no anterior Governo.

Segundo o director de voos da empresa, a proposta é idêntica à anterior, com duas frequências no Verão e uma no Inverno, diárias, mas com uma actualização do preço. Sérgio Leal diz que foram tidas em consideração algumas necessidades. “Nós conhecemos bem esta linha, porque já a fazemos há muito tempo, temos muita noção do que são as necessidades da ligação e, portanto, expusemos isso e, de facto, esta vai mais ao encontro, mas ainda não está como nós idealizaríamos que fosse o correcto, mas está bem mais ao encontro do que nós apresentamos”, referiu.

Ainda assim, a Sevenair entende que os 13,5 milhões de euros continuam a não ser suficientes para cobrir o serviço. “A indeminização compensatória ainda está aquém daquilo que pretendíamos, no entanto, há a possibilidade de se fazer nalguns períodos, com menos taxa de ocupação, a diminuição de alguns do sectores, o que já ajuda e vai diminuir um pouco os custos. Mas ainda estamos numa análise preliminar da proposta e, portanto, há muitas contas a serem feitas”, adiantou.

A empresa já se tinha queixado que a concessão anterior deu prejuízo, devido à inflação. Colocou-se a hipótese de não concorrer novamente se o valor não fosse actualizado. Uma vez que o Governo vai pagar mais 3,5 milhões de euros, Sérgio Leal assume que vão apresentar uma proposta.

As empresas que queiram participar no concurso podem apresentar as propostas até 26 de Maio.

A concessão da ligação aérea Bragança-Portimão começará a 1 de Outubro. No entanto, o ajuste directo com a Sevenair termina a 6 de Junho. Resta saber se o novo Governo, que acaba de tomar posse, vai permitir que o avião continue aterrar em Trás-os-Montes.

Escrito por Brigantia

Foto: Sevenair

 

Jornalista: 
Ângela Pais