Moimenta vai ter lar de idosos

PUB.

Seg, 07/07/2008 - 09:54


Já foi lançada a primeira pedra para a construção do lar de idosos na aldeia de Moimenta, concelho de Vinhais. O lar de idosos é uma obra orçada em cerca de meio milhão de euros, e que será financiada em 50% pelo Estado, 40% pela câmara de Vinhais e os restantes 10 % pela aldeia e Junta de Freguesia.

Uma empreitada cujo processo já se arrastava desde o ano 2000, e que para Américo Pereira, presidente da autarquia vinhaense, é de extrema importância no apoio aos mais idosos. “É uma infra-estrutura que faz falta não só a Moimenta mas a esta zona norte do concelho”, realça Américo Pereira, revelando que “vamos começar um centro social em Rebordelo, estamos a pensar ainda começar dois ou três centros sociais”. “O concelho de Vinhais estava muito carenciado e ainda continua carenciado em termos de infra-estruturas sociais e esta lacuna tem que ser colmatada”, defende o autarca.   

 

Este fim-de-semana foi também inaugurado o regadio na presença do Director Regional de Agricultura. A nova valência visa dotar esta aldeia de melhores recursos ao nível de rega, potenciando assim um melhor aproveitamento de mais 32 hectares de solo agrícola.

 

Um investimento de quase 90 mil euros, que Carlos Guerra faz questão de salientar. “ O investimento para termos esta área irrigável compensa, porque cada hectare, cada dez mil hectares tiveram um custo de cerca de 2000 mil euros”, sublinha o Director Regional de Agricultura considerando que pelo “o aumento da produção consegue-se o retorno do investimento”. “Estes pequenos investimentos acabam por ter uma importância social extremamente significativa, vão ser beneficiados cerca de 80 agricultores”, conclui Carlos Guerra.

 

Foram também inauguradas as obras de beneficiação do cemitério que custaram cerca de 30 mil euros.