Mais dinheiro para o Centro Escolar da Sé

PUB.

Qui, 20/11/2008 - 08:51


O Centro Escolar da Sé, em Bragança, vai custar mais um milhão de euros do que estava inicialmente previsto. O valor base do primeiro concurso era de 1 milhão 350 mil euros.    

No entanto, a proposta mais baixa que a câmara recebeu das construtoras estava orçada em 2 milhões 350 mil euros.

Este concurso foi anulado e aberto um segundo cuja base correspondia precisamente a este valor.

 

O presidente da câmara de Bragança justifica este processo com as novas regras de contratação que entraram em vigor há pouco tempo.

“Esse concurso não pôde ser finalizado porque todos os concorrentes apresentavam propostas 25% superiores ao valor base de concurso e assim não era possível fazer a adjudicação pelo que o concurso teve de ser anulado” explica Jorge Nunes acrescentando que “como agora a contratação vai ocorrer com base num novo código de contratação pública a metodologia é diferente em que o dono de obra é obrigado a indicar o valor máximo que está disposto a pagar e daí o desfasamento dos valores”.

 

Jorge Nunes rejeita a ideia que a autarquia esteja a ceder aos interesses das empresas de construção.

Ainda assim, admite que este contratempo pode não permitir a abertura do pólo escolar no início do próximo ano lectivo. “Continuamos a manter o objectivo para Julho de 2009 mas há algum atraso resultante desta perturbação” afirma o autarca.

 

O Centro Escolar da Sé vai ser construído no terreno entre o quartel dos bombeiros e a Escola EB 2/3 Paulo Quintela.

Para além deste, o concelho de Bragança vai ter mais três centros escolares: o da Santa Maria, a construir de raiz, e no meio rural o de Quintanilha e o de Rebordãos que também vão sofrer obras de melhoramento das instalações.

 

No concelho de Bragança vão ser investidos 5 milhões de euros para reconstruir e requalificar os centros escolares.