Foz Côa poderá ficar no agrupamento de centros de saúde de Bragança

PUB.

Ter, 26/02/2008 - 09:27


Entrou ontem em vigor a legislação que define as regras de funcionamento dos novos agrupamentos dos centros de saúde com uma gestão comum e autonomia administrativa. “A partir de agora terá de haver a implementação no terreno” refere Berta Nunes, coordenadora da sub-região de saúde de Bragança.Para o distrito de Bragança está prevista a criação de um único agrupamento que vai englobar todos os centros de saúde.  

Há ainda a possibilidade de vir a ser integrado o concelho de Vila Nova de Foz Côa.

No entanto, ainda nada está decidido “e vai depender de uma portaria do ministério que vai definir quantos e onde serão os agrupamentos”, salienta Berta Nunes.

A legislação consagra a abertura de um gabinete do cidadão, que no entanto, segundo Berta Nunes, já existe, mas agora com competências alargadas.

Este serviço vai “tratar todas as reclamações e sugestões e fazer um acompanhamento em relação á satisfação dos utentes e propor soluções sempre que necessário” explica.

 

O agrupamento dos centros de saúde de Bragança vai ter ainda um conselho da comunidade constituído pelos vários quadrantes sociais e onde “as autarquias vão ter uma maior responsabilidade na gestão do agrupamento”.

 

Do conselho da comunidade vão fazer ainda parte, o Centro Distrital da Segurança Social, escolas, instituições particulares de solidariedade social, associações de utentes e sindicatos.