Escola de Vimioso vence concurso nacional “Escola Alerta”

PUB.

Ter, 17/06/2008 - 08:50


O centro Escolar de Vimioso arrecadou o primeiro prémio no concurso nacional “Escola Alerta”. Uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, onde participaram várias escolas do país.  

O objectivo foi sensibilizar os alunos para a discriminação de que são alvo, as pessoas com deficiência.

Em Vimioso o projecto apresentado pelas crianças dos 2º e 3º anos consistiu no levantamento de todas as barreiras arquitectónicas existentes nos serviços públicos da vila.

 

Albertina Pires, professora responsável pelo projecto revela que o trabalho veio demonstrar que em Vimioso há muitos locais públicos de difícil acesso para os deficientes, inclusive no centro escolar, inaugurado neste ano lectivo. “No levantamentos que fizemos só encontramos com boa classificação a Segurança Social, o Centro e Saúde e os Correios” refere a docente. Com má classificação “encontramos as Finanças, o Registo Civil, o Centro Escolar de Vimioso porque tinham muitas barreiras”. Por outro lado, a “Casa da Cultura, a Caixa Geral de Depósitos, a Junta de Freguesia e o Tribunal” apresentavam uma classificação razoável.

 

O centro Escolar de Vimioso recebeu um cheque no valor de 1500 euros para aquisição de material didáctico.

Contudo, segundo Albertina Pires, o mais importante foi a deslocação a Lisboa para receber o prémio que permitiu que alguns alunos “tivessem a oportunidade de ir pela primeira vez para a praia e de ver o mar” refere Albertina Pires. “A maioria viu a capital pela primeira vez, quando a visão deles de ‘capital’ estava circunscrita ao distrito” afirma a docente.

 

No concurso nacional participaram escolas de todos os distritos do país.

De Bragança concorreu o centro Escolar de Vimioso e o externato liceal de Torre Dona Chama que foram os vencedores distritais.