Empresas vão receber certificação na gestão de qualidade e ambiente

PUB.

Sex, 27/06/2008 - 09:45


  Seis empresas do distrito de Bragança vão obter certificação na gestão de qualidade e ambiente. São parâmetros de boas práticas empresariais, aceites mundialmente, que podem contribuir para uma maior satisfação dos clientes.

Resultados que surgem na sequência da participação no projecto “Excelência Empresarial” promovido pela AIP – Associação Industrial Portuguesa e financiado pelo Prime e FEDER. Esta formação decorreu durante um ano e ontem foram apresentados os resultados do projecto.  

O balanço é aqui feito por Benvinda Catarino, gestora do projecto “Excelência Empresarial”. “É um projecto que tem uma linha de formação para empresários, um dirigente de cada empresa fazia formação em sala, depois havia uma linha de formação personalizada para cada empresa”, esclarece Benvinda Catarino. “Havia dois objectivos, as empresas fazerem uma autoavaliação de acordo com o modelo de excelência, orientado para a qualidade total e paralelamente implementarem um sistema de gestão”, revela a gestora do projecto. “A maioria das empresas desta região implementaram um sistema de gestão da qualidade, isso faz orientar a sua actividade de definir os processos de trabalho, estes referências orientam para a satisfação do cliente e é essa a razão de existência de qualquer empresa”, considera Benvinda Catarino.

  

Alexandrina Fernandes da Bísaro Salchicharia e Jorge Santos da ElectroTua, duas empresas que participaram neste projecto, falam das vantagens de ter participado na “Excelência Empresarial”. “Em termos de vantagens houve a parte de formação em sala quer para trabalhadores, quer para dirigentes da empresa, permitiu redefinir os processos da empresa, rever todo o manual da empresa e responder às exigências dos clientes que são bastantes exigentes porque trabalhamos com hipermercados, que exigem que as empresas estejam certificadas”, defende Alexandrina Fernandes.

 

“Melhorou no aspecto da qualidade, tenho 30 funcionários e são muito mais responsáveis no atendimento do cliente e na execução do serviço, porque eles tiveram formação nessa ordem”, explica Jorge Santos afirmando que “estamos com mais serviço, posso dizer que neste momento estou com excesso de trabalho”:

 

Benvinda Catarino, da AIP revela que estes projectos de formação vão continuar a estar disponíveis para as pequenas e médias empresas. “O Programa operacional do potencial humano abriu candidaturas, a existência de organismos intermédios privados estabeleceu connosco um contrato de delegação de competência”, anuncia Benvinda Catarino garantindo que “nós vamos ser os co-gestores de novos projectos de formação acção, em que vão ser as associações empresariais que vão implementar os projectos, que serão as entidades beneficiárias, as entidades destinatárias serão novamente as PME’s, neste caso restritas até 100 trabalhadores”.  

 

Qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho, gestão, internacionalização, segurança alimentar e energia eco-eficiência são algumas das áreas de formação a que as empresas se podem candidatar.