Qui, 12/06/2008 - 07:57
O Festival Carviçais, que se realiza em Torre de Moncorvo, e que no ano passado foi suspenso, está marcado este ano para o primeiro fim-de-semana de Agosto. É precisamente a mesma data que está agendada para o Festival Intercéltico em Sendim, Miranda do Douro.
Mário Correia, organizador do Intercéltico lamenta a falta de diálogo. “Eu acho que é uma tragédia quando a oferta cultural se concentra num período muito curto haver coincidi”, considera o organizador referindo ainda que “o festival Festival Intercéltico sempre se realizou no primeiro fim-de-semana e nunca alterou datas”. “A questão do Carviçais rock é uma questão que lamento que aconteça, o drama é não nos encontrarmos e não dialogarmos entre todos”, acrescenta Mário Correia.
Já Aires Ferreira, o presidente da câmara de Moncorvo, que organiza o Carviçais, propõe que os festivais se realizem de dois em dois anos alternadamente para que os eventos sejam sustentáveis. “ Se calhar até era curioso que, por exemplo, ano sim, ano não se realizasse Carviçais e ano sim, ano não o Intercéltico”, sugere o autarca adiantando que “ainda não conversei com ninguém, mas não acredito que tenhamos grande sustentabilidade se quisermos fazer festivais desse tipo todos os anos”. “Acho que a região podia coordenar-se e colaborar no sentido de manter um cartaz que em vez de ser concorrente fosse complementar”, sublinha Aires Ferreira.
Mário Correia, responde que a ideia é boa mas já vem tarde. “Eu acho que o presidente tem razão, mas a observação dele peca por tardia, eu acho que se o festival teve parado no ano passado deveriam repensar”, defende organizador do Intercéltico. “O Festival Intercéltico, já sabem quando são as datas, portanto eu estranhamente não sei porque coincidiram essas datas e a proposta para que seja bianual”, afirma Mário Correia.
Este ano há dois festivais de verão agendados para o primeiro fim-de-semana de Agosto.
Já se sabe que o Carviçais só regressa em 2010.