Distrito de Bragança mantém-se no topo da lista dos casos de AVC

PUB.

Qui, 31/03/2011 - 09:12


  O Nordeste Transmontano continua com uma das taxas de incidência de AVC mais altas do país.

A média de casos anuais de acidentes vasculares cerebrais ronda as seis centenas.

A idade elevada da população e uma alimentação desequilibrada podem estar na origem destes números.

Os dados são de 2009 mas mostram que o distrito de Bragança é dos mais mal comportados do país.

Uma alimentação rica em gorduras e em sal, conjugada com uma média de idades elevada faz com que a incidência de acidentes vasculares cerebrais na região seja maior.

“É preocupante” refere o médico responsável pela Unidade de AVC do Centro Hospitalar do Nordeste, em Macedo de Cavaleiros acrescentando que “embora aqui haja muita população idosa, que é um factor de risco, mas há muitas zonas do país onde a idade também é muito elevada e o que é certo é que nós estamos em segundou ou terceiro lugar em taxa de incidência mais elevada de AVC”.

Moderação é palavra de ordem para a prevenção de um AVC.

Controlar a hipertensão, o colesterol e a diabetes, bem como evitar o tabaco e as bebidas alcoólicas são conselhos deixados pelo médico.

Jorge Poço sublinha que, em caso de AVC, o ideal é tratar o doente numa unidade específica para a doença, como a do hospital de Macedo de Cavaleiros.

Mas, no caso desta, continua a ser pequena para acolher todos os doentes do distrito.

“Sempre possível, os doentes deverão vir para a unidade de AVC pois está provado que os doentes tratados nestes serviços ficam com menos incapacidade e morrem menos” afirma, salientando que “não temos capacidade para tratar todos os doentes do distrito que neste momento ronda os 500 a 600 casos por ano e a unidade fica-se pela metade”.

O médico lembra que as normas europeias indicam que todos os doentes com AVC devem ser tratados em unidades e não nas enfermarias, mas não há um único distrito no país onde isso aconteça.

Já a ampliação da unidade de Macedo de Cavaleiros continua a ser uma vontade do médico.

“Penso que as coisas estão no bom caminho para que a médio prazo haja uma maior resposta. Aguardamos pela ampliação” refere.

O encontro que a unidade de AVC do Hospital de Macedo de Cavaleiros organiza todos os anos para comemorar o Dia Nacional do AVC decorre, este ano, em Miranda do Douro, esta quinta-feira.

Inscritas para os rastreios já estão 650 pessoas.

Escrito por CIR