Sex, 16/05/2008 - 16:16
O prazo para a apresentação das candidaturas termina a 30 de Agosto de 2008 e já no dia 17 de Março, a associação "Ponte nas Ondas", responsável pela candidatura Galaico-Portuguesa, pediu uma audiência com o ministério da cultura, com carácter de urgência. Segundo a deputada do PSD, Olímpia Candeias, o Estado pode estar a ser responsável pelo não reconhecimento internacional de um património português de grande valor. “Esta nítida falta de empenho do Governo português contrasta com a atitude do governo regional da Galiza que está a promover a ideia junto da Unesco” refere a deputada e por isso “não podemos deixar de responsabilizar o Governo Português pelo que possa vir a acontecer”.
A deputada considera que o ministério da Cultura não pode descurar esta candidatura. Olímpia Candeias reconhece que ainda é cedo para o Estado dar uma resposta às questões colocadas pelos deputados do PSD, mas lembra que o Governo já não tem muito tempo para o fazer “porque a partir de Junho entra-se em período de ferias e o assunto vai arrastar-se durante mais tempo”, afirma.
Os deputados do PSD a consideram que o Estado esqueceu o valor de um património imaterial, que pretende ser reconhecido pela Unesco a nível internacional. O prazo para a apresentação da candidatura termina a 30 de Agosto, mas até lá o Governo tem que a aprovar.