Crianças hospitalizadas comunicam com pais pela internet

PUB.

Sex, 16/05/2008 - 16:46


As tecnologias da informação e comunicação chegaram à pediatria da unidade de Bragança do Centro Hospitalar do Nordeste Começou hoje a funcionar o programa “Um sorriso com as TIC pediátrica”. Foram instalados 4 computadores no serviço com acesso à Internet e com câmara web para que os pais possam ver os filhos quando não podem estar presentes no hospital.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, esteve na apresentação do programa e adiantou que “o programa permite também que no caso de haver pais de crianças que não tenham Internet em casa podemos facultar o equipamento enquanto decorrer o internamento” refere Laurentino Dias. Bragança foi o 11º hospital a receber este sistema.

A pediatria tem capacidade para 14 crianças.

O programa “Um sorriso com as TIC pediátrica” foi lançado pela Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação e contou com o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Juventude, para além da colaboração dos diversos hospitais.

Henrique Capelas, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste mostrou-se satisfeito com a concretização desta iniciativa que contribui para a humanização dos serviços de saúde. “Isto vai criar uma rede interessante aos jovens e vai obrigar os nosso profissionais a esforçarem-se cada vez mais para promover melhorias de serviço” afirma.

Esta sexta-feira foi também inaugurado, o campo de futebol da Unidade de doentes de Evolução Prolongada, destinado aos doentes crónicos da psiquiatria.

O jogo inaugural teve o pontapé de saída do secretário de estado da juventude e do Desporto que elogiou o novo equipamento, criado ao abrigo do programa transfronteiriço INTERREG III.

Um campo polivalente para os doentes psiquiátricos e um espaço multimédia para as crianças do serviço de pediatria a contribuir para uma melhor qualidade de vida dos utentes do Centro Hospitalar do Nordeste.