Climatologista do IPMA antevê um Verão seco que pode atingir níveis preocupantes

PUB.

Qui, 21/03/2019 - 09:53


A falta de chuva está a originar um período de seca, ainda que fraca, em todo o país. Um especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera destaca é muito importante que haja precipitação nos próximos três meses. 

Um dos factores que pode contribuir para a agravar o risco de incêndio nesta altura do ano é a seca, que em Fevereiro registava já níveis preocupantes como adiantou Álvaro Silva, climatologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera: “no mês de Fevereiro assistimos a um agravamento da situação de seca meteorológica em todo o país, porque houve pouca precipitação e no inverno registaram-se valores abaixo do normal. Em Bragança, o mês passado registava um período de seca fraca comparativamente a 2018”.

“Apesar de a região não apresentar a situação mais grave no país, a falta de chuva e a seca são preocupantes e pode não ser possível reverter o estado até ao Verão”, acrescentou o climatologista.

“Estamos com valores de precipitação no inverno com situações abaixo do normal. O inverno representa cerca de 40 % da precipitação anual. Para voltar a valores normais, teria de chover nos próximos três meses”, acrescentou Álvaro Silva.

Em Fevereiro quase 60 por cento do país estava em seca moderada e perto de 40 por cento do país em seca fraca, havendo já partes do território em seca extrema, não se prevendo chuva até ao final deste mês.

Escrito por Brigantia

Foto Rio Maças Setembro de 2017

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro