Sex, 13/06/2008 - 08:04
Cada pessoa tem direito a um joystick, que serve para atirar contra o vírus e combater outros males que desafiam o corpo humano. José Marques, da fundação Champalimaud, descreve esta acção de sensibilização dos alunos do 2º e 3º ciclos para a área da ciência. “Isto é uma acção que irá decorrer em todo o país para incentivar os alunos pelo gosto pela ciência”, explica José Marques referindo que “é um simulador a 4D, único no mundo, que tem uma experiência interactiva a quatro dimensões em que os alunos interagem com o filme, eles gostam imenso”.
Os alunos são chamados a desempenhar várias tarefas e a aceitar os desafios que o Champi lhes propõe. A aventura é projectada no interior da cápsula com 20 lugares sentados em frente de um ecrã gigante onde, cada um deles, tem a possibilidade de influenciar o desenvolvimento do espectáculo e extrair informação.
Os mais novos estavam entusiasmados com a experiência. “Acho que é muito divertido, educativo,” diz uma rapariga presente na iniciativa. “Vimos células, combatemos células, não tivemos medo, só quando aquilo começou abanar”, descreve outra das crianças.
O champimovel vai na próxima segunda-feira até Bragança onde ficará até dia 20.