Cereja pode sofrer quebra de produçao de 20%

PUB.

Sex, 16/05/2008 - 08:25


A constante chuva dos últimos dias pode causar uma quebra de cerca de 20% na produção de cereja este ano na região. Em 2007 foram produzidas 30 toneladas, este ano estima-se que sejam 50, em resultado dos 20 hectares de novas plantações. No entanto, as perspectivas são pouco animadoras porque a chuva está a estragar o fruto.

 

A cooperativa agrícola de Alfândega da Fé teme que se o tempo se mantiver assim, a quebra pode atingir os 50%. Pelo menos agora, mas se continuarem as chuvas a quebra vai aumentar, pode chegar até aos 50, 60. “Estamos a contar com 40, 50 mil quilos de produção, mas neste momento a manter-se as chuvas pode reduzir para metade ou menos”, garante João Henriques Victor, da direcção da cooperativa.

 

Num ano normal, a cooperativa factura cerca de 100 mil euros na produção de cereja. Este ano a comercialização deve ficar-se pelos 50 mil. João Henriques Victor acrescenta que corre-se o risco de se perder metade da produção da cereja temporã porque a chuva danifica a qualidade. “Neste momento ainda não correr risco mas a manter-se assim também corre risco, apodrecem e não podem ser apanhadas e a manter-se este clima apodrece mais, racha mais”, explica João Henriques Victor.

 

Os cerca de 40 hectares de cerejal da cooperativa são os que abastecem a Feira da Cereja de Alfândega da Fé. A edição deste ano vai decorrer de 6 a 10 de Junho. Esperados mais de 30 mil visitantes, sendo que a novela “A Outra” pode traduzir-se como um chamariz. “Pode haver um maior número de visitantes considerando a novela que está a decorrer na Terra Quente, temos sido questionados onde ficam as paisagens que são transpostas na novela”, revela João Carlos Figueiredo, o presidente da câmara de Alfândega. “Eu espero que a cereja também venha a beneficiar da divulgação que está a ser feita e da visita de algum actor da novela”, acrescenta o presidente da Câmara.

 

O autarca não acredita que a produção aumente muito mais no concelho através dos pequenos agricultores. “Eu julgo que à excepção da cooperativa não vejo que haja muito mais produtores a tentar produzir este produto, porque é um produto muito especifico, é um produto altamente perecível em termos de transporte o que traz prejuízos aos agricultores”, assinala João Carlos Figueiredo, sublinhando que “como complemento eu entendo que deve ser incentivado, da nossa parte pouco ou nada poderemos fazer a não ser publicitar cada vez mais a cereja de Alfândega”.

 

Na Feira da Cereja vão marcar presença cerca de 100 expositores. Micaela, Just Girls, Claudisabel e Ez Special constituem o cartaz de espectáculos.