“Centro de Arte Contemporânea é referencia para o país”

PUB.

Ter, 01/07/2008 - 08:27


Um bom exemplo a nível nacional.Foi desta forma que José Sócrates classificou o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais inaugurado ontem. 

O novo centro de exposições, localizado no centro da cidade de Bragança, abriu as portas na presença do Primeiro-Ministro que elogiou o novo espaço. “É uma referência para todo o país porque tem o melhor da cultura e da arquitectura portuguesa” afirma José Sócrates acrescenta que o centro “resulta também do dinamismo que o Polis trouxe à cidade”. Os elogios de José Sócrates não se restringiram apenas ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. “Há uma grande diferença, para melhor, entre a Bragança de hoje e a Bragança de há uns anos atrás sobretudo no cuidado do espaço público, na oferta cultural e na presença da natureza no centro da cidade” afirma salientando que “é importante para as cidades de média dimensão aumentar a oferta cultura de referencia”. 

A artista que dá nome ao centro mostrou-se satisfeita e garante que o novo espaço vai trazer muitas pessoas a Bragança. “Sinto uma grande honra e uma enorme responsabilidade pela homenagem que recebo desta comunidade”. Além disso manifestou “feliz por marcar uma viragem na cultura contemporânea em Portugal”. A artista considera que “este edifício vai trazer pessoas a Bragança que vêm só pela arquitectura e não pela minha pintura”.

 O projecto é da autoria do arquitecto Souto Moura e representa um investimento de 5 milhões e 200 mil de euros, dos quais 1 milhão e 900 mil foram comparticipados pelo programa INTERREG. 

O Centro de Arte Contemporânea surgiu da candidatura do Projecto Transmuseus, em parceria com Zamora, em Espanha.