CDS questiona o Ministério da Educação sobre os problemas de aquecimento da Escola Básica e Secundária de Vinhais

PUB.

Sex, 18/01/2019 - 09:26


O CDS PP questionou o Governo sobre os problemas de aquecimento na Escola Básica e Secundária de Vinhais, que motivaram um protesto dos alunos, esta quarta-feira.

Segundo a deputada centrista Ana Rita Bessa, o partido quer saber se o Ministro tem conhecimento deste problema e, se sim, desde quando. Perguntam ainda se o governante não considera que é imprescindível ao bom aproveitamento escolar que qualquer estabelecimento de ensino tenha boas instalações:

“O assunto tem uma longa história e vê-se em várias escolas do país. No caso do Agrupamento de Escolas D. Afonso III, em Vinhais, o problema é grave. E nós questionamos o Ministro da Educação por escrito, nesta fase, depois da última vinda dele ao parlamento na comissão de Educação ter sido levantada a questão da falta de climatização de várias escolas. Este problema, agora no inverno ainda se agrava mais, e o que condiciona a capacidade dos alunos de se concentrarem e terem condições próprias do século XXI”, frisou a deputada Ana Rita Bessa.

Os deputados do CDS querem ainda saber se o Ministério da Educação concluiu, o estudo e o levantamento das condições de climatização das escolas do país, como tinha anunciado em 2017.

“Já tínhamos tido uma resposta do Ministério da Educação que na altura até consideramos estranha, para não dizer exótica. Essencialmente, o Ministério da Educação respondeu muito prosaicamente que não tinha verbas alocadas para as obras nos edifícios, mas que os directores poderiam comprar aquecimento. Esta solução é insuficiente, da parte da tutela. Em 2017, o Ministério da Educação ia fazer um levantamento das escolas que estavam nestas circunstâncias para depois apresentarem um plano de intervenção. Até hoje nada foi feito, nem o estudo e plano e muito menos as intervenções”, acrescentou a deputada do CDS.

O problema de climatização na escola D. Afonso III em Vinhais a motivar uma questão ao Ministério da Educação por parte do CDS.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro