Britangos morrem envenenados no Parque Natural do Douro Internacional

PUB.

Sex, 16/11/2018 - 09:48


Um casal de abutres ingeriu um veneno ilegal, o carbofurano, que provocou a sua morte. O caso aconteceu próximo de Bemposta, no concelho de Mogadouro, no Parque Natural do Douro Internacional. 

Os animais foram encontrados já mortos, no final de Julho, no ninho e agora foram conhecidas as análises laboratoriais aos animais, como explica Joaquim Teodósio, coordenador do projeto "Life Rupis": “os abrutes morreram envenenados e confirmamos a informação com as análises laboratoriais, que os britangos morreram com o veneno, carbofurano. A colocação do veneno terá sido intencional, porque é ilegal. Quem o colocou não terá sido por uma situação ocasional. Poderá não ter sido com o objectivo de matar os animais. Mas poderá ter sido para matar outras espécies, como animais assilvestrados, mas depois os iscos foram encontrados pelos abrutes que ingeriram e morreram já no ninho”.

O carbofurano é um veneno ilegal e a sua venda está proibida: “estes venenos já não são usados, e a sua venda é proibida. São venenos que antigamente se usavam para controlo de pragas. Estamos também a acompanhar casos com o uso de estricnina, que também é um veneno também proibido há anos. Continua a haver pessoas que têm estes venenos ilegais guardados e armazenados e que ainda são utilizados com fins claramente ilegais, ao contrário de situações que temos que são o uso negligente como raticidas, pesticidas e ervecidas que são mal aplicados e acabam por causar morte de animais domésticos como cães e ovelhas, ou em animais selvagens. Neste caso, são venenos ilegais que ainda estão a ser usados em algumas situações”, acrescentou Joaquim Teodósio.

No âmbito do projecto Life Rupis foram criadas duas brigadas cinotécnicas, neste trabalho de conservação transfronteiriço, com a duração de quatro anos, co-financiado através do programa LIFE da Comissão Europeia.

Escrito por Brigantia
Foto: ICNF/SPEA

 

 

 

Jornalista: 
Maria João Canadas