Bombeiros Voluntários de Vinhais recebem novo veículo para combate de incêndios florestais

PUB.

Seg, 21/05/2018 - 12:19


Ontem terminaram as comemorações do mês do município de Vinhais. Esta iniciativa acolheu actividades culturais desde quinta-feira.

Ontem para além do Hastear da Bandeira, em dia de feriado municipal, também decorreu a inauguração das obras da Igreja Matriz e a bênção do novo veículo de combate a incêndios florestais, como conta o presidente da câmara, Luís Fernandes: “é um veículo muito bem equipado e o município comparticipou com 40% do valor deste equipamento, aquilo que não foi apoiado pelos fundos comunitários. Este apoio é muito importante e espero que não seja necessário utilizar no nosso concelho” frisou Luís Fernandes.

O equipamento custou 200 mil euros e foi comparticipado pelo município em 40%. José Marques, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vinhais contou que há 13 anos que tinha sido adquirido o último veículo: “temos 2 carros com grande capacidade, um com 24 anos e outro com 14. Temos um VRCI que já não oferecia condições de segurança e este novo veículo é uma mais-valia. Agradecemos ao município que comparticipou este veículo” destacou José Marques.

De acordo com as declarações do presidente da Associação Humanitária, Humberto Martins, os Bombeiros Voluntários de Vinhais estão a precisar de mais um veículo, mais pequeno, 4x4, no valor de 60 mil euros. “Os bombeiros nunca estão totalmente equipados” contou Humberto Martins.

As obras na igreja Matriz tiveram o custo de 100 mil euros, e foram intervencionados os altares e o telhado, expecto o tecto da capela-mor. Este estava tapado e foi colocado a descoberto agora, e estando no momento, à espera de luz verde para ser requalificado por especialistas.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas