Seg, 30/06/2008 - 08:52
“Na área da deficiência há uma falha enorme ao nível de residências de apoio” afirma o autarca. “A Cerci de Macedo está a desenvolver um trabalho excelente mas não consegue progredir mais por falta de um lar para pessoas portadoras de deficiência que não têm retaguarda familiar”, acrescenta.
Por outro lado Beraldino Pinto, também está preocupado com a oferta pública de lares de idosos. “É maior a oferta privada de camas para idosos do que a resposta social” refere. Por isso pede que o Estado contractualize vagas com o equipamento social que vai ser construído em Lombo. “Já nem se quer se pede o apoio para a construção porque o financiamento já está assegurado com dinheiro da Santa Casa da Misericórdia, mas só queremos que quando estiver pronto possa funcionar”, afirma
Por não ser esta a pasta do secretário de estado presente na abertura da feira, Fernando Medina não deu garantias ao autarca macedense.
Mas Beraldino Pinto falou ainda na urgência de medidas de fundo para eliminar a precariedade no trabalho e ajudar na fixação dos jovens no interior.
Pediu auxílio para o Centro de Formação Profissional de Macedo, alegando que uma das faltas da região é exactamente a qualificação profissional.
Nesta matéria, o governante comprometeu-se a ajudar. “Tudo farei para apoiar o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Macedo, mas também assegurar que a região é dotada dos recursos que necessita qualificar os seus recursos humanos” afirma Fernando Medina.
O Secretário de Estado do Emprego, a salientar a importância da formação profissional para o desenvolvimento económico da região.