Associação de Diabéticos alarga acção aos municípios transmontanos

PUB.

Seg, 19/05/2008 - 08:17


Associação dos Diabéticos do Distrito de Bragança (ADDB), com sede em Macedo de Cavaleiros, vai expandir a sua actividade a Vila Flor. A associação inaugurou a sede este fim-de-semana com a intenção de alargar a associação a todos os municípios do nordeste transmontano. Além disso pretende também transformar-se em associação de utilidade pública.

Uma intenção que recebeu o aval do Governador Civil de Bragança, Jorge Gomes, que prometeu todo o empenho possível para que este desejo se transforme em realidade, pois a ADDB trata-se de uma associação com serviços complementares aos do Estado. Mas, a surpresa maior ainda estava para vir uma vez que o Governo Civil anunciou a atribuição de um subsídio de 2500 euros.

A presidente da ADDB, Margarida Pires, não conseguiu esconder a alegria e até o ar de espanto, depois de saber que a associação ia ser distinguida com este apoio. “Fiquei muito contente, não estava nada à espera” salientando que este dinheiro é importante no arranque deste projecto.

A Associação dos diabéticos do distrito de Bragança funciona apenas com voluntários. O estatuto de utilidade pública abre portas a novos financiamentos pois assim “podemos candidatar-nos a novos projectos para levar a cabo as actividades definidas” refere Margarida Pires.

Em Vila Flor surgiu um grupo de enfermeiros interessados em colaborar com a associação. Daí que seja o primeiro concelho, depois de Macedo, a receber uma extensão desta associação. “Queremos estabelecer elos de ligação com vários concelhos e em Vila Flor há alguns enfermeiros e doentes que querem embarcar nessa ligação” adianta.