Alunos da ESTIG competem com carro económico

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Ter, 20/05/2008 - 08:20


Um grupo de alunos da ESTIG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão – de Bragança, concebeu um carro que é capaz de percorrer 500 quilómetros e só gasta um litro de gasolina. Este veículo vai participar na prova Shell Eco-marathon cujo objectivo é percorrer o maior número de quilómetros com apenas um litro de combustível. A performance do protótipo ECO-ESTIG foi ontem demonstrada.

O carro tem vindo a ser desenvolvido pela ESTIG desde 2004 com alunos finalistas do curso de Engenharia Mecânica.

Mas só este ano é que ficou pronto para a competição, onde vão participar cerca de 200 instituições de ensino europeias.

O professor coordenador do projecto, explica que este veículo foi construído “com um chassis e alumínio, tem um motor Honda de quatro tempos daqueles que são usados em roçadoras e não foi modificado e a carroçaria é feira em polibretano que é um material usado em construção civil”.

Aurélio Araújo revela que o segredo para percorrer 500 quilómetros com apenas um litro de gasolina é desligar o motor em determinados troços do percurso. “Aqui não é uma questão de velocidade máxima mas sim de velocidade mínima” refere. “Como nós pretendemos obter o menor consumo possível é imposta uma velocidade mínima média de 30 km/h e por isso ligamos e desligamos o motor para atingir uma velocidade máxima que há-de estar entre os 30/40 km/h e uma velocidade mínima entre os 25/30 km/h.

Na prova Shell Eco-marathon que decorre em França na próxima, quinta, sexta e sábado, têm de ser feitas sete voltas a um circuito tem 3500 metros.

Depois é feito o cálculo ao combustível consumido.

O ECO-ESTIG tem 36 quilos e foi concluído por um grupo de três alunos de Engenharia Mecânica.

Este grupo conta ainda com a participação de mais dois elementos que vão pilotar o carro.

David Silva, o chefe da equipa salienta as dificuldades que tiveram de enfrentar. “Há coisas complicadas de fazer e nem sempre corre como as coisas estão planeadas” e exemplifica que “na fase final da carroçaria, houve muitos problemas sobretudo por causa dos vidros cuja forma foi difícil de obter”. Quanto às expectativas para a prova, os alunos estão “a apostar para os 600 km pois os carro está a portar-se sem”.

Os alunos apostam em percorrer 600 quilómetros com um litro de combustível mas o recorde é superior a mil.

Nos próximos anos o carro será sujeito a uma evolução ao nível do motor para que a performance seja superior.