PUB.

Aldeia recupera capela e constrói calvário

PUB.

Seg, 16/06/2008 - 09:23


Cerca de 60 mil euros foram investidos na construção de um calvário e na recuperação de uma capela na aldeia de Edrosa, concelho de Vinhais. A construção do calvário iniciou-se em Janeiro e foi feita para assinalar os 400 anos da confraria local e serve para a romaria que se realiza de sete em sete anos na freguesia em honra do Divino Senhor dos Passos.  

“O povo tinha muito trabalho para construir o calvário e agora não há pessoal” refere Luís Gonçalves, juiz da confraria. Por isso, “há quatro anos puxei a ideia ao padre e ao povo para fazer um calvário definitivo” acrescenta. Quanto à capela que também foi recuperada, “é mais antiga do que a igreja paroquial e fez-se o restauro porque estava muito degradada porque ficava mal ao lado de um calvário novo” afirma Luís Gonçalves.

 

Para estas obras, a câmara de Vinhais comparticipou em cerca de 35 mil euros. “Há muitos anos que esta freguesia ansiava para que o calvário tivesse obras” afirma o presidente da câmara. “A população ía fazendo algumas obras, mas devido à falta de um projecto, não eram as mais adequadas para a zona” refere Américo Pereira acrescentando que “entendemos intervir e fazer as obras com pés e cabeça”.

 

O restante dinheiro ficou a cargo da confraria com a ajuda da população que se manifestava satisfeita com esta intervenção. “Tem muito valor para nós” afirma Olívia Rodrigues. “Antes não tínhamos o calvário e a capelinha estava a cair e nem tinha sino e agora foi tudo restaurado” acrescenta.

“Eu ajudei bastante porque dei a água” afirma Liseta Lopes. “Tudo quanto o empreiteiro precisou, eu auxiliei e tudo” salienta, acrescentando que “assim fica muito melhor e agora vai ser relvado e vamos continuar a zelar por isto”.