Sex, 20/06/2008 - 16:48
O acidente ocorreu entre os nós Nascente e Norte junto à cidade de Bragança e dele resultaram quatro feridos, um deles com gravidade.
As causas do embate estão a ser investigadas pela Brigada de Trânsito da GNR.
Mas segundo António Leite Faria, o motorista do veículo pesado, poderá ter sido uma distracção do bombeiro que conduzia a ambulância. “Eu só sei conta de a ambulância guinar para o lado esquerdo, a sair da minha traseira e a espetar-se” conta o camionista. O acidente ocorreu num local onde a via apresentar duas faixas no mesmo sentido, para permitir a ultrapassagem, no entanto António Leite Faria não consegue explicar se a ambulância estaria a começar uma tentativa de ultrapassagem uma vez que “a faixa da esquerda estava livre e se quisesse devia ter começado antes”. “Ele deve ter-se descuidado de certeza” presume o condutor do pesado.
A ambulância transportava três doentes do Centro de Saúde de Vimioso para o Hospital de Bragança. Duas mulheres e uma criança de cinco anos. “Apresentavam sobretudo várias escoriações mas a que inspira mais cuidados é uma senhora de 32 anos que vinha na maca” adianta José Fernandes, o comandante dos bombeiros de Bragança que assistiram as vítimas, salientando que “de todos eles, a criança era a que aparentava menos ferimentos”.
No local esteve também o comandante dos bombeiros de Vimioso, à qual pertencia a ambulância acidentada.
Noel Afonso, garante que a viatura não apresentava qualquer problema mecânico e que “tem o seguro e a inspecção periódica em dia” lamentando ainda que com esta viatura acidentada a corporação pode vir a sofrer constrangimentos pois “os meios são sempre poucos”.
A ambulância era conduzida por um homem de 52 anos que presta serviço nos bombeiros de Vimioso há mais 20 anos e que também ficou ligeiramente ferido.