Ter, 20/05/2008 - 08:20
O carro tem vindo a ser desenvolvido pela ESTIG desde 2004 com alunos finalistas do curso de Engenharia Mecânica.
Mas só este ano é que ficou pronto para a competição, onde vão participar cerca de 200 instituições de ensino europeias.
O professor coordenador do projecto, explica que este veículo foi construído “com um chassis e alumínio, tem um motor Honda de quatro tempos daqueles que são usados em roçadoras e não foi modificado e a carroçaria é feira em polibretano que é um material usado em construção civil”.
Aurélio Araújo revela que o segredo para percorrer 500 quilómetros com apenas um litro de gasolina é desligar o motor em determinados troços do percurso. “Aqui não é uma questão de velocidade máxima mas sim de velocidade mínima” refere. “Como nós pretendemos obter o menor consumo possível é imposta uma velocidade mínima média de 30 km/h e por isso ligamos e desligamos o motor para atingir uma velocidade máxima que há-de estar entre os 30/40 km/h e uma velocidade mínima entre os 25/30 km/h.
Na prova Shell Eco-marathon que decorre em França na próxima, quinta, sexta e sábado, têm de ser feitas sete voltas a um circuito tem 3500 metros.
Depois é feito o cálculo ao combustível consumido.
O ECO-ESTIG tem 36 quilos e foi concluído por um grupo de três alunos de Engenharia Mecânica.
Este grupo conta ainda com a participação de mais dois elementos que vão pilotar o carro.
David Silva, o chefe da equipa salienta as dificuldades que tiveram de enfrentar. “Há coisas complicadas de fazer e nem sempre corre como as coisas estão planeadas” e exemplifica que “na fase final da carroçaria, houve muitos problemas sobretudo por causa dos vidros cuja forma foi difícil de obter”. Quanto às expectativas para a prova, os alunos estão “a apostar para os 600 km pois os carro está a portar-se sem”.
Os alunos apostam em percorrer 600 quilómetros com um litro de combustível mas o recorde é superior a mil.
Nos próximos anos o carro será sujeito a uma evolução ao nível do motor para que a performance seja superior.