Terrenos a um cêntimo o metro quadrado em Vimioso

PUB.

Sex, 16/05/2008 - 09:14


  Depois do incentivo à natalidade e da venda de terrenos na zona industrial a preço simbólico, a câmara de Vimioso surge agora com uma nova medida para fixar população. A autarquia está a vender terrenos para construção de habitação, a um cêntimo o metro quadrado.

São 30 lotes aos quais podem candidatar-se apenas pessoas que residem e trabalham no concelho. “Temos tentado tudo por tudo para que as pessoas se fixem no concelho”, refere José Rodrigues, o presidente da câmara de Vimioso. “Na zona industrial temos tido terrenos a título simbólico e estamos a oferecer também terreno para construção de vivendas a título simbólico”, acrescenta o autarca revelando que os terrenos são suficientes para construir uma habitação com três quartos.

 

A autarquia coloca uma exigência: as moradias terão de ter as mesmas características na parte exterior, sendo que os futuros proprietários só poderão fazer alterações no interior.

“ Nós vamos ceder esses lotes de terreno a um cêntimo o metro quadrado, são lotes na ordem dos 200, 300 metros onde se pode de construir uma vivenda com três quartos, com a sala cozinha e garagem, são casas boas”, explica José Rodrigues.

 

José Rodrigues não tem dúvidas que vai haver muitos interessados em comprar estes lotes. “ Tem havido algum interesse das pessoas em viver em Vimioso, quer na zona industrial quer na zona habitacional, eu penso que vai haver candidatos para esses terrenos”, conclui o autarca.

 

Vimioso foi o primeiro município do país a criar um incentivo financeiro ao nascimento de crianças para combater o despovoamento do concelho. Para estimular o investimento promoveu a venda de terrenos na zona industrial a um cêntimo o metro quadrado. O mesmo preço é agora praticado na venda de lotes para construção de moradias, de forma a incitar a fixação de população.