Valor Douro quer acabar com lixeiras clandestinas na região

PUB.

Seg, 29/11/2010 - 09:20


É mais uma tentativa para acabar com as lixeiras clandestinas na região duriense. O projecto “Valor Douro” foi apresentado em Carrazeda de Ansiães. Abrange sete concelhos e representa um investimento de cerca de um milhão de euros.  

A sua execução está a cargo da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste, nos concelhos de Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor e Vila Nova de Foz Côa.

Durante dois anos vão ser corrigidas intrusões e disfunções paisagísticas provocadas pela falta de civismo de muitas pessoas.

“Infelizmente devido a más práticas pois as pessoas ainda não usam os ecocentros e não fazem reciclagem, vão abandonando os resíduos pela paisagem o que é um factor negativo para o desenvolvimento turístico da região” afirma director da Resíduos do Nordeste acrescentando que “o projecto Valor Douro vai fazer a remoção desses depósitos clandestinos de resíduos que ainda existem”. Por outro lado, “vai fazer também acções de sensibilização ambiental”.

 

Paulo Praça acrescenta que todo o lixo vai ser removido, com destaque para o da construção civil que neste momento constitui o principal problema.

“Os resíduos de construção e demolição são os que nos têm causado porque é um conjunto de resíduos que não estão separados, mistura betão com tijolo, com plástico e vidro”.

 

A empresa que recolhe o lixo dos concelhos do distrito de Bragança e ainda do de Foz Côa aguarda também o desenvolvimento de uma solução definitiva para os resíduos da construção e demolição.

Para o efeito existe já um compromisso com a CCDRN.

 

Até lá, apenas conta com a boa vontade dos empreiteiros.

“São alternativas distantes mas existe o ecocentro e o aterro sanitário onde se podem depositar os inertes, só que as pessoas não estão dispostas a fazer a separação em obra” explica o responsável.

 

O projecto Valor Douro só abrange sete concelhos da região, mas já foi aprovado um outro semelhante que permitirá limpar também os restantes.

Escrito por CIR