Vai ser lançado em 2023 concurso público para projecto de reabilitação da linha ferroviária entre Pocinho e Barca d'Alva

PUB.

Seg, 03/10/2022 - 17:40


O concurso público para a elaboração do estudo prévio e o projeto da reabilitação da linha do Douro, entre Pocinho e Barca d’Alva, vai ser lançado durante o primeiro trimestre de 2023

A promessa foi deixada, hoje, pelo ministro das Infraestruturas.

Pedro Nuno Santos foi a Freixo de Espada à Cinta criticar o desinvestimento feito na ferrovia, em Portugal, nas últimas décadas, e anunciar que a política do governo socialista a que pertence é diferente. 

O ministro das Infraestruturas destacou a maior parte das linhas ferroviárias no país estão em obras e que, no caso da linha do Douro, o comboio vai mesmo chegar à fronteira com Espanha.

“As obras não são se fazem em um ou dois anos, nós temos que fazer estudos de viabilidade, tem que ser feitas avaliações de impacto ambiental, projectos, tem que ser feita a empreitada e demora. É difícil recuperar 40 anos de atraso na ferrovia em poucos anos, mas esse é um trabalho que nós estamos a fazer e para nós é muito claro que a linha do Douro tenha um potencial único no mundo que deve ser aproveitado”, referiu.

A intenção é alertar o governo espanhol para a necessidade de prolongar a ligação ferroviária até Salamanca, mas Pedro Nuno Santos ressalva que o executivo português deve, primeiro, dar o exemplo.

“Nós temos que tratar do nosso país e de fazer aquilo que depende dos portugueses e é sobre isso que nós estamos a trabalhar”, afirmou.

Reabilitar o troço da linha ferroviária do Douro entre o Pocinho e Barca d’Alva vai custar cerca de 75 milhões de euros. De acordo com o estudo de viabilidade que apresentado, esta segunda-feira, em Freixo de Espada à Cinta, “é rentável do ponto de vista económico, com os benefícios a totalizarem 84,2 milhões de euros”. Por outro lado, “permitirá criar 4724 empregos na fileira do turismo”.

A linha do Douro, entre Pocinho e Barca d’Alva, está desativada desde 1988.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Foto: Município de Freixo de Espada à Cinta