Turismo pode vir a dinamizar Macedo de Cavaleiros

PUB.

Sex, 08/08/2008 - 09:05


O turismo pode vir a ser o grande motor de desenvolvimento do concelho de Macedo de Cavaleiros. Mas, para isso, é necessário que os macedenses invistam no sector. Algo que se sente muito pouco quando comparado com cidades como Bragança, Chaves ou Mirandela, que já têm uma industria turística. O positivo é que Macedo, e muito graças ao Azibo, já é um dos destinos de eleição na região transmontana.

No ranking transmontano do turismo, Macedo de Cavaleiros aparece ao lado de cidades como Bragança, Chaves, Miranda ou Mirandela. Sinal de que os investimentos no sector têm surtido efeito. Contudo, surgem, quase sempre, por parte da autarquia e o peso dos privados na indústria turística é ainda pouco relevante. Manuel Cardoso, vereador responsável pelo turismo, lembra que é necessário mais investimento por parte dos macedenses. “A própria população de Macedo ainda não acordou para o turismo”, considera Manuel Cardoso referindo que “não vemos pessoas de Macedo a investir no turismo, vemos pessoas que de fora que escolhem Macedo para fazer investimentos no turismo, apesar de haver apoios para o turismo”.

 

A autarquia tem como finalidade seguir o fio condutor do turismo ambiental, ou seja, aquele que não é feito à custa da degradação do ambiente. “O nosso fio condutor tem sido de que o turismo não pode ser feito à custa da degradação ambiental, tem que ser feito à custa do aproveitamento das nossas riquezas naturais e ambientais”, explica o vereador responsável pelo turismo.

 

O campo de golfe é o projecto-mor na área do turismo em Macedo de Cavaleiros. Quanto a esta iniciativa, Manuel Cardoso define-se como um apoiante do projecto, que por enquanto está nas mãos do Governo. “ Não pratico golfe, mas sou um apoiante de que se instale o projecto”, defende o vereador afirmando que “agora está na mão do governo”. “Acreditamos que o governo nos queira dar um presente desses ainda este ano ou no próximo ano”, refere Manuel Cardoso.

 

O vereador acrescenta ainda que o campo de golfe servirá para trazer praticantes da modalidade a Macedo, mas acima de tudo para que os conterrâneos usufruam do espaço. Quanto ao Parque de Campismo, já houve privados interessados na construção, mas enquanto não respeitarem as regras da área protegida, não avança.