Três aldeias de Mirandela abastecidas pelo Azibo para acabar com falhas no abastecimento

PUB.

Qui, 27/03/2025 - 09:16


Acabaram os problemas de falta de água nas aldeias de Cedães, Cedaínhos e Vale de Asnes, no concelho de Mirandela

As freguesias passam agora a ser servidas pela Albufeira do Azibo, substituindo antigas captações, que durante os meses de verão apresentavam um longo historial de quebras de fornecimento.

Vítor Correia, vereador do município de Mirandela, esclarece que a empreitada custou 530 mil euros. “São nove quilómetros de conduta, num investimento de 530 mil euros, que resultaram num protocolo de coordenação técnica e financeira entre a Câmara Municipal de Mirandela, o Fundo Ambiental, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte. A obra demorou cerca de um ano a estar concluída, sendo que aproveitámos a reabilitação da estrada 315, para não ter que, depois, haver roturas na via”, esclareceu o vereador.

Com esta intervenção, os mais de 700 habitantes destas aldeias passam a contar com um fornecimento de água mais seguro. Mas ainda há problemas a corrigir em Lamas de Orelhão, Mascarenhas, Abreiro e Milhais, sendo que nestas duas últimas a situação já está “em resolução”.

A ligação a Cedães foi feita ontem e hoje será feita a de Cedaínhos. No próximo mês espera-se realizar a ligação a Vale de Asnes.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves