Ter, 18/03/2025 - 09:00
Vários habitantes de Vale de Lamas, no concelho de Bragança, estão revoltados com a retirada de um fontanário, que estava, há vários anos, no largo da aldeia. Dizem que houve rumores de que iria desaparecer mas, como a população se mostrou contra, nada mais foi falado nem feito. Contudo, agora, para surpresa e desagrado de muitos, o fontanário já não existe. “A sensação é de muita tristeza”, disse Joana Fernandes, que acrescentou que a fonte era um marco do qual todos se lembravam “desde sempre”. “Não temos qualquer tipo de memória da aldeia sem aquela fonte”, rematou ainda. “A fonte era quase como que um ponto de encontro para toda a gente”, disse outro habitante. “A fonte era como que um monumento”, esclareceu outro morador da aldeia.
A população local está contra esta decisão, que dizem ter sido da junta de freguesia, mas muitas pessoas têm receio de falar sobre o assunto.
O fontanário desapareceu e ninguém sabe muito bem porquê. O que se sabe é que, no mesmo lugar, há agora uma outra estrutura a ser criada mas não agrada a ninguém. “Até ao momento, tiraram uma fonte de pedra para colocarem lá um tanque de cimento, alto e de pouca utilidade”, vincou Joana Fernandes. “Aquilo parece tudo menos uma fonte”, acrescentou outro morador.
Segundo apurámos, a população está a criar uma petição para que se volte a reerguer o fontanário, tal como era e no mesmo local.
Tentámos chegar à fala com o presidente da Junta de Freguesia de Baçal, que integra Vale de Lamas, mas ainda não foi possível.
Escrito por Brigantia