Trabalhos de consolidação na Linha do Douro concluídos

PUB.

Sex, 03/12/2010 - 09:59


Quase um ano depois da derrocada na linha do Douro, a Refer anunciou ontem a conclusão das obras de reforço do talude ao quilómetro 142,5, no troço que liga o Tua (Carrazeda de Ansiães) ao Pocinho (Vila Nova de Foz Côa). Os trabalhos custaram menos do que o previsto.  

Foram menos 200 mil euros do que inicialmente previsto.

No dia de Natal do ano passado uma derrocada interrompeu a circulação de comboios entre as duas estações, um troço que faz circular cerca de 125 passageiros por dia.

Os trabalhos foram adjudicados à OFM e custaram 950 mil euros, menos 200 mil euros do que o previsto inicialmente, segundo anunciou ontem a Refer, em comunicado.

 

Em Fevereiro deste ano as obras foram adjudicadas por cerca de 1 milhão, 150 mil euros mas os trabalhos foram concluídos quase um ano depois por cerca de 950 mil euros. 

As obras consistiram, essencialmente, “na execução de pregagens, recalces, vigamentos, colocação de redes de dupla torção, painéis HEA (High Energy Absorption) e barreira dinâmica”, segundo informou a empresa.

 

Dadas as características da zona onde ocorreu a derrocada, num vale do Douro, a maior parte dos trabalhos foram realizados por alpinistas com formação específica para intervenções em altura mas “sem incidentes, apesar do elevado risco associado a uma obra deste tipo”, segundo realça o mesmo comunicado.

 

Recorde-se que a circulação já tinha sido retomada em 1 de Abril deste ano, mas com condicionalismos à passagem pelo local da derrocada, que obrigavam os comboios a reduzir a velocidade.

Escrito por Brigantia

Foto: REFER