Trabalhadores das cantinas em greve

PUB.

Seg, 25/02/2008 - 08:54


Algumas cantinas do distrito de Bragança vão estar hoje em greve. Os profissionais cumprem um dia de paralisação por causa do impasse negocial com a associação patronal do sector – a ARESP. Hospitais e escolas podem ser os principais afectados. A greve é convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte que exige salários mais justos para os trabalhadores.

“Esta greve é por causa de ainda não terem apresentado nenhuma proposta de aumentos salariais e contra a retirada de direitos destes trabalhadores” afirma Francisco Figueiredo, delegado sindical. Fundamentalmente, “as empresas pretendem impor um regime de 12 horas diárias que nós não podemos aceitar, querem retirar o subsídio de alimentação nas férias e o subsídio nocturno”, acrescenta.

 

Francisco Figueiredo, adianta que, no distrito de Bragança, as cantinas dos três hospitais e das escolas deverão ser os serviços mais afectados pela paralisação. “Serão assegurados apenas as refeições aos doentes com dietas especiais”.

No distrito de Bragança, este sindicato representa cerca de 100 associados a trabalhar em cantinas.