Dom, 14/09/2008 - 22:26
Disponível no território Japonês, este programa vai ter como primeiro cliente o Ministério do Ambiente que vai receber o Toyota FCHV-adv (Veículo a célula de combustível avançado). Este modelo possui uma maior autonomia e um melhor arranque a frio comparativamente com o Toyota FCHV.
Outras entidades do governo nacional Japonês, governos locais e outras empresas relacionadas com a indústria da energia estão também envolvidas neste programa. O plano de leasing estipulado corresponde a 840.000 ienes por mês (incluindo impostos) ao longo de 30 meses.
Ao ceder os veículos híbridos a célula de combustível a Toyota – a primeira marca automóvel no mundo a comercializar os veículos equipados com esta tecnologia, ao financiar o Toyota FCHV, no Japão, em Dezembro de 2002 – pode obter dados de uma utilização diária das viaturas desenvolvendo a sua durabilidade, aumentando as suas performances e reduzindo os custos de utilização das células de polímeros que constituem a Toyota Fuel Cell Stack. Com esta modalidade de financiamento a Toyota pretende cooperar com todas as entidades interessadas de forma a rentabilizar o seu investimento e, também, difundir a tecnologia de célula de combustível em veículos.
Especificações técnicas
TOYOTA FCHV- adv
Comprimento/Largura/Altura (mm)
4,735/1,815/1,685
Peso (Kg)
1880
Capacidade de passageiros
5
Autonomia Máx. (km)** ciclo 10/15 JC08
Aprox. 830/Aprox. 760
Velocidade Máx. (km/h)
155
Célula de combustível
Nome
Toyota FC Stack(célula de combustível Toyota)
Tipo
Célula de combustível polímero por electrólito
Potencia Máxima em KW (cv)
90 (122)
Motor
Tipo
De magneto permanente
Potencia Máx. em Kw (cv)
90 (122)
Binário Máx. em Nm (Kg.m)
260 (26,5)
Combustível
Tipo
Hidrogénio
Tipo de deposito
Deposito de elevada pressão
Pressão máxima de armazenamento (MPa)
70
Capacidade (L)
156
Bateria
Hidratos metálicos de níquel
Plano de Leasing
30 meses(840.000 ienes por mês incluindo impostos)
** baseado em cálculos da TMC