Torre de Dona Chama recebe Taça Nacional de Ciclocrosse

PUB.

Qui, 11/12/2014 - 11:12


A Torre de Dona Chama recebe no domingo a terceira etapa da Taça Nacional de Ciclocrosse. É a terceira vez que a competição se realiza no concelho de Mirandela, depois de a cidade do Tua já ter recebido o evento duas vezes, a última foi em 2011.

Segundo Nuno Santos, presidente da Associação de Ciclismo e Cicloturismo são esperados cerca de 100 participantes portugueses e espanhóis.
A Federação Portuguesa de Ciclismo tem apostado na promoção do ciclocrosse nos últimos anos, depois de esta modalidade de inverno ter estado um pouco apagada em detrimento do BTT.
Em Bragança são poucos os praticantes de ciclocrosse. “São poucos como em todo o país. O ciclocrosse caiu um pouco em desuso. Nos últimos anos a Federação Portuguesa de Ciclismo tem apostado em renascer a modalidade”.
Mas o que é o ciclocrosse? “É uma modalidade de inverno, que se pratica com uma bicicleta de estrada com pneus de BTT adaptados. O ciclocrosse tem a sua origem nos países como Bélgica ou Holanda. Como nesses países não há condições climatéricas ideais para a prática do ciclismo optou-se pelo ciclocrosse”
A 3ª etapa da Taça Nacional de Ciclocrosse está marcada para domingo na Torre de Dona Chama, às 09h00.
A organização está a cargo do CCTDC Rodas de Fogo e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Escrito por Brigantia