Seg, 05/01/2026 - 08:23
São um total de 36 espetáculos, 12 são gratuitos, e os bilhetes já estão à venda. Entre os espetáculos, a atuação da banda original de Amy Winehouse é um dos destaques internacionais desta agenda. “São as músicas originais de Amy Winehouse, o que é extraordinário. A banda está a fazer uma digressão mundial que passa por Portugal e que nós conseguimos também trazer a Bragança. Será dia 11 de abril e estamos a prever, obviamente, ter a casa cheia para receber estes músicos excelentes que partilharam o palco e partilharam o estúdio com uma das maiores divas, digamos assim, da pop rock, que infelizmente partiu muito cedo”, salientou João Cristiano Cunha, diretor da sala de espectáculos do TMB.
A programação conta com diversos momentos musicais, que incluem um tributo a Ryuichi Sakamoto, o regresso dos Delfins, na digressão “U Outro Lado”, a digressão nacional do projeto “Dois Pares de Botas”, de Nena e Joana Almeirante, a homenagem a António Variações, pelo fadista brigantino Telmo Pires, a comemoração dos 30 anos de carreira dos Blasted Mechanism e um destaque para a música tradicional, com Daniel Pereira Cristo a convidar Luís Portugal (Portugal) e La Bazanca, de Paco Diéz (Espanha). A música erudita estará presente com o Quarteto de Cordas da Casa da Música, para apresentação de “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, de J. Haydn e Daniel Pereira apresentará “Beethoven Solo”.
A fechar o quadrimestre, a liberdade é celebrada com o projeto Anónimos de Abril, de Rogério Charraz e José Fialho Gouveia, com voz de Joana Alegre e a participação especial de João Afonso.
No Teatro, o grande foco recai sobre a segunda edição do “ASPAS” Ciclo de Teatro de Bragança, que acolherá dez criações distintas entre março e abril, incluindo quatro coproduções como a peça ‘A Pérola’ - a partir de John Steinbeck - (Companhia da Esquina) para assinalar o Dia Mundial do Teatro. A Dança marca presença em diversos espetáculos, com destaque para a peça ‘Esta Hora de Espanto’, de NéBarros, que comemora o Dia Mundial da Dança. Já a palavra será celebrada com Marta Moreira e Afonso Dorido (Homem em Catarse), por ocasião do Dia Mundial da Poesia, com ‘Almorada’.
O humor também subirá ao palco, com espetáculos de Stand-Up Comedy que integram as digressões nacionais de António Raminhos e de Ruben Branco.
Em 2025, o TMB teve uma taxa de ocupação de quase 89%, com mais de 100 espetáculos e mais de 20 mil espectadores. A presidente da câmara de Bragança, Isabel Ferreira, enaltece estes resultados. “Há uma taxa de ocupação muito satisfatória, assim como o índice de satisfação quer dos munícipes, visitantes e também dos artistas que nos colocam ali muito próximo do excelente. Não me surpreende porque há algo que devemos reconhecer, e que já tenho dito, é o trabalho que se tem feito também aqui no TMB, na aposta da qualidade da agenda. E isso reflete-se, porque o público adere. E, por isso, o caminho que temos que fazer agora é melhorar cada vez mais”, realçou.
A abertura oficial de bilheteiras, tanto presencial como online (via Ticketline), arrancou no dia 2 de janeiro. João Cristiano Cunha recordou que os espetáculos gratuitos e de entrada livre têm sempre que ser levantados na bilheteira presencial. “Por questões óbvias, porque poderia haver uma pessoa online que bloqueava a sala toda, não teria que pagar nada e depois se calhar nem ia, e a sala aparecia esgotada e na verdade não tinha espetadores”, frisou João Cristiano Cunha.
O TMB mantém a política de descontos inclusivos, oferecendo reduções para estudantes, portadores de Cartão Jovem e seniores (com descontos iguais à idade para quem tem entre 60 e 70 anos). Toda a programação pode ser consultada no site do teatro municipal.
A programação completa está disponível no site do teatro (teatromunicipal.cm-braganca.pt).
Escrito por rádio Brigantia




