Sócrates vem a Bragança adjudicar A4

PUB.

Qua, 10/12/2008 - 09:08


A Auto-estrada Transmontana vai finalmente ser construída O primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, deslocam-se hoje a Bragança para a cerimónia de assinatura do contrato da concessão da A4 com o consórcio vencedor do concurso, a Soares da Costa.  

Trata-se de um investimento de 440 milhões de euros comparticipado em 180 milhões pelo QREN.

O Estudo de Viabilidade da Concessão, elaborado antes do seu lançamento, previa um esforço financeiro de 531 milhões de euros.

 

A A4 entre Bragança e Vila Real vai ter 186 quilómetros de extensão, a maioria sem portagens, com excepção do troço entre o Túnel do Marão e Vila Real e do lanço Bragança Nascente e Bragança Poente, que serão pagos.

 

O Governador Civil de Bragança considera que vai iniciar-se uma revolução no distrito. “Vai ser um acontecimento superior à chegada do comboio porque o distrito deixa de estar isolado e além disso todos os concelhos passam a estar ligados” afirma Jorge Gomes. “Este distrito nunca mais vai ser o mesmo” acrescenta.

 

Está previsto que as obras comecem já em Janeiro e possam estar concluídas em finais de 2011.

 

Recorde-se que os concursos para as novas estradas estão a enfrentar problemas de financiamento, devido à crise generalizada que tem afectado o mercado financeiro.

Mas o Governo conseguiu garantir o financiamento para a construção desta infra-estrutura através do Banco Europeu de Investimento que vai disponibilizar 325 milhões de euros.

  Escrito por Brigantia