Silvano indignado com socialistas por causa da linha do Tua

PUB.

Qua, 02/09/2009 - 09:25


O autarca rebate a ideia defendida por Mota Andrade e Luís Vaz, durante a apresentação das listas do PS, que apontava para a falta de viabilidade do caminho-de-ferro no distrito de Bragança.  

“Haveria milhares de pessoas entre Bragança e Mirandela e entre Mirandela e o Tua” refere o autarca. “Eles só podem fazer essa afirmação porque se baseiam numa linha que está obsoleta e que ninguém lá quer investir sobretudo do Governos do Partido Socialista que a deixaram morrer propositadamente para que as pessoas não a utilizassem”.

 

Silvano não tem dúvidas que uma ligação ferroviária entre Mirandela Bragança e a Puebla de Sanábria seria viável pois “o último ano que esteve a funcionar entre Mirandela e o Tua transportou mais de 45 mil pessoas, especialmente turistas, imagine-se o que seria uma ligação a Espanha para ir apanhar o TGV” afirma.

 

José Silvano recorda ainda uma proposta feita por um outro deputado do PS, que previa precisamente uma ligação ferroviária até Puebla de Sanábria, em Espanha.

“Há alguns anos atrás, o cabeça de lista às legislativas do PS, Armando Vara, apresentou uma proposta de ligação do Tua até Espanha em via larga e dizia que era essencial para o desenvolvimento da região” recorda o autarca. “Mas isso não foi feito, os sucessivos Governos nunca investiram na linha e a actual proposta do PS é coerente com a defesa da barragem”.

 

O partido ecologista Os Verdes também critica as palavras dos dois deputados e candidatos do PS.

Manuela Cunha, candidata às legislativas pelo distrito de Bragança, defende que a via-férrea teria viabilidade. “Se a via-férrea não tem viabilidade, então as estradas também não têm porque o deputado não esclarece porque é que não há passageiros para o comboio, mas considera que há para as auto-estradas” refere, salientando que “não havendo escolha é obvio que as pessoas têm de recorrer ao que têm e se só tiverem estradas de ir pelas estradas”.

“Isto é lamentável porque o transporte ferroviário é o mais económico do ponto de vista energético e o mais seguro”defende Manuela Cunha.

 

Segundo Os Verdes, que citam dados oficiais apresentados aquando dos inquéritos aos acidentes da Linha do Tua, em 2006 esta ferrovia teve cerca de 42000 passageiros, o que dá uma média de 114 passageiros por dia.

Nos meses de Verão (Julho, Agosto e Setembro), a linha teve 172 passageiros, o que dá uma média de 30 passageiros por viagem, o que equivale à lotação quase total do comboio.

 

A dirigente nacional dos Verdes acusa ainda Luís Vaz de não saber ler cadernos de encargos, quando afirmou que a construção de uma alternativa à linha submersa no Tua seria apenas uma hipótese e não uma obrigação.

Escrito por Brigantia