Serra de Bornes acolhe prova de obstáculos em Junho

PUB.

Qui, 28/03/2024 - 10:01


Já estão reservadas 25% das vagas para participar no Corço Challenge, a prova de obstáculos que vai acontecer no dia 2 de junho na Serra de Bornes, em Macedo de Cavaleiros

É uma actividade pioneira na região, para a qual são esperados entre 200 a 300 participantes, e que apenas em 48 horas conseguiu já um quarto da capacidade de inscritos. “É uma prova de obstáculos, tem 10km de distância, ao longo dos quais vai ter obstáculos para os participantes ultrapassarem. Vai acontecer na Serra de Bornes, na parte de Grijó e Vilar do Monte e vão também passar no cercado do Corço. As inscrições abriram há cerca de uma semana e já temos 25% da capacidade atingida, em 48 horas, o que é sinal de que vai ser um sucesso. Temos alguma afluência de pessoas do concelho mas grande parte é de fora”, adiantou Luís Lino, presidente da associação Grijó + Jovem, organizadora do evento.

O percurso vai começar a ser marcado e os obstáculos a serem preparados a partir deste fim-de-semana e Luís Lino revela alguns dos que estão definidos. “Ali vamos ter obstáculos naturais e alguns artificiais, alguns em madeira e pneus, mas privilegiamos o que é natural.
Estamos a tentar fazer passagens dentro de ribeiros, valas, algumas também com fardos para os participantes ultrapassarem ao longo da prova”, disse.

Este é o primeiro ano da actividade que, se correr bem, vão tentar inseri-la nas provas da Liga Portuguesa de OCR. “Temos duas vertentes: o grupo de elite, que é mesmo para os que vão para competir e tentar ganhar a prova, e depois há o fun que é mais para diversão. No competitivo de elite, quem não passar três obstáculos é logo desqualificado, enquanto no fun, em 20 obstáculos têm de passar pelo menos cinco. Temos um prémio de participação e depois iremos ter um cabaz ou algo do género para entregar à pessoa, não será um prémio monetário”, explicou.

Não há idade para poder participar na prova, sendo que os menores de 18 anos deverão fazer-se acompanhar de uma autorização dos pais ou tutores.

O custo de inscrição é de 25 euros com almoço e de 20 sem a refeição.

O Município de Macedo de Cavaleiros é parceiro da iniciativa, prestando apoio logístico.

Escrito por Onda Livre (CIR)