Seminário de São José em Bragança vai acolher estudantes num protocolo estabelecido entre Diocese e IPB

PUB.

Sex, 13/09/2024 - 14:54


O Seminário diocesano São José, em Bragança, vai acolher estudantes bolseiros do Instituto Politécnico de Bragança

Esta manhã, a Diocese Bragança-Miranda e o IPB assinaram um protocolo no âmbito do programa "Alojamento Estudantil Já", que permite o reforço de camas, tendo em conta as carências neste âmbito.

Para o Bispo, D. Nuno Almeida, esta é uma forma de aproximar os jovens da diocese, mas também dar utilidade às instalações. “Tendo o seminário com disponibilidade, podendo oferecer alojamento, criámos aqui o serviço, damos vida a uma casa e estamos a seguir as orientações que a Santa Sé nos transmite, de sempre que há um edifício que não tem o uso original, procurarmos usá-lo para algo semelhante e algo que seja bom e útil para a sociedade”, frisou.

O protocolo estará em vigor durante este novo ano lectivo. Foram disponibilizadas 20 camas para os estudantes. “É quase um piso inteiro do seminário que será disponibilizado aos estudantes do IPB, que tem excelentes condições, são quartos individuais, com casa de banho privativa, com condições de estudo, há espaços comuns que os estudantes também poderão utilizar e, portanto, as condições são muito boas e este acordo permitirá aproximar os nossos alunos da diocese”, adiantou o presidente do Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues.

O programa "Alojamento Estudantil Já" consiste na criação de protocolos entre as instituições de ensino superior e entidades públicas, privadas e do sector social.

A medida financia cerca de 60 camas para alunos do IPB. Orlando Rodrigues considera este número insuficiente para as necessidades. “Ainda não atingimos esse limite. Naturalmente que seriam necessárias muitas mais, mas o financiamento que temos é para essas. Estamos também em negociações em Mirandela, com instituições sociais e com privados também e esperamos aí disponibilizar algumas camas, até porque não temos residências e se aqui em Bragança surgirem outras oportunidades, certamente que o faremos também”, frisou.

Das 60 camas financiadas, já foi assinado esta manhã o protocolo para atribuição de 20. Os alunos que sejam bolseiros podem ficar este ano lectivo 2024/2025 no Seminário de São José, em Bragança. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais