Qui, 02/06/2011 - 09:24
A par do envelhecimento da população, a estrutura fundiária muito repartida e a comercialização desorganizada, a falta de inovação é outro dos entraves ao desenvolvimento do sector agrícola.
Adão Silva dá o exemplo do potencial hídrico da barragem do Azibo que tem sido mal aproveitado.“Podia potenciar milhares de hectares de regadio, com novas plantas, e a água é muito mal aproveitada”, explica.
Para Adão Silva a culpa é do Governo e da fraca capacidade de modernização dos agricultores.
“Porquê? Porque é o dono da barragem e do projecto. A infra-estrutura está a dois terços. E há alguma indolência que é metida no Governo por parte de alguma incapacidade dos agricultores em modernizarem o que já está com infra-estrutura.”
O regadio do Azibo tem uma associação que, na opinião do deputado faz o que é possível, mas o agricultor não soube fazer a “revolução agrícola” que era esperada nos 5300 hectares de regadio que estavam previstos para a barragem.
O autarca de Macedo de Cavaleiros considera que em ralação ao regadio do Azibo há 2 investimentos prioritários a fazer: melhorar o sistema de rega existente e expandi-lo.
Mas para isso é necessário o envolvimento dos agricultores.
Escrito por CIR