Protocolo entre Mirandela e Instituto Piaget avalia desperdício de água

PUB.

Sex, 30/05/2008 - 10:23


Na cidade de Mirandela, cerca de 45% da água perde-se desde o depósito até ao consumidor, o que provoca um prejuízo anual da autarquia de cerca de 600 mil euros. Para tentar resolver esta situação, a câmara municipal e o Instituto Piaget celebraram um protocolo para que nos próximos dois anos sejam monitorizados os locais de desperdício de água com o intuito de melhorar o abastecimento de água às populações e poupar na factura que a autarquia tem de pagar às Águas de Trás os Montes.

 

 “O que nós sabemos é que no concelho de Mirandela há 45 % de perdas de água, desde o depósito até ao consumidor”, revela José Silvano, presidente do Município de Mirandela. “Se há esse desperdício de água de 45% na factura que pagamos às Aguas de Portugal, que é cerca de um milhão e 200 mil euros representa 600 mil euros e isso a médio prazo é um dos objectivos para a poupança”, realça o autarca referindo “que se pode reflectir no custo aos consumidores ou então poderia ser distribuído de forma diferente em obras municipais”. “Por isso, é obrigatório ser feito esse estudo até para a poupança de água, que é um bem escasso”, acrescenta.

 

Autarquia e Piaget assinaram um outro protocolo para que seja efectuado um estudo sobre os taludes, quais as zonas de maior risco e avaliar o património edificado, para identificar os problemas que coloquem em causa a segurança de pessoas e bens, como explica José Silvano, presidente do Município de Mirandela. “ Nós hoje não podemos estar à espera que haja problemas quer no edifícios, quer nos taludes e movimentos de terras”, defende José Silvano considerando que “se estamos à espera caiem as coisas”.  “Hoje as condições atmosféricas como estão levam a que sem se contar haja queda de um talude e possa arrastar pessoas e bens”, alerta o presidente da Câmara Municipal de Mirandela. José Silvano espera que o protocolo celebrado com o Instituto Piaget “diga quais as zonas de maior risco onde isso pode acontecer, que avalie o património edificado e que nos diga onde está uma casa que pode ter problemas e pôr em causa a segurança pública”.

 

O presidente do Instituo Piaget destaca a importância destes protocolos, considerando que se tratam de um modelo para outras instituições seguirem numa lógica de integração e parceira nas comunidades onde estão inseridos. Oliveira Cruz aproveitou para reiterar a aposta do Piaget no interior, garantindo que é para manter. “ O Piaget vai continuar e o de Macedo a mesma coisa”, garante o presidente do Instituo Piaget afirmando que “nós viemos para cá para ficar no Interior e vamos fazer parte da afirmação regional de cada comunidade”. “Por isso é que digo aos autarcas que têm que agarrar o Piaget, não os deixem fugir, não é tudo ir para o Litoral, não pode ser”, adverte Oliveira Cruz.

 

Dois protocolos entre o Piaget e a Câmara de Mirandela no valor de 70 mil euros.