Projecto SER já arrancou em Carrazeda de Ansiães

PUB.

Sex, 10/12/2010 - 10:26


Carrazeda de Ansiães é o segundo concelho do distrito de Bragança a ser abrangido pelo projecto SER, Saúde em Espaço Rural. A iniciativa pertence à CESPU, mas tem o apoio da junta de freguesia.

A revelação foi feita por Cordeiro Tavares, vice-presidente do grupo CESPU, em entrevista exclusiva à Brigantia.

Este é o segundo concelho a acolher o projecto, depois da aldeia de Fradizela, em Mirandela.

Fisiatria, análises clínicas, medicina geral e medicina dentária são as primeiras valências da clínica. “Mas depois tem tudo quanto lhe é complementar. Ou seja, primeiro a unidade e depois a restante equipa. Acompanhamos o utente às consultas de especialidade junto do próprio hospital. Caso contrário, os que têm dinheiro para táxi, vão, os outros não. Nós fazemos esse transporte graciosamente. Tal como a recolha de análises clínicas.”

Cordeiro Tavares admite, no entanto, que há outros serviços que são pagos.

“Uma taxa mínima. Dois euros e meio não dá para nada. Mas temos uma vantagem. A par dessas prestações de cariz social, a CESPU presta cuidados de saúde e cobra. Temos clínicas em que as pessoas sem meios não pagam mas as que podem pagam.”

Para além disso, o responsável da CESPU no distrito de Bragança admite que há outras formas de financiamento do projecto Saúde em Espaço Rural, que permite fazer serviços gratuitos aos utentes.

“Também jogamos com convenções. Por exemplo, na fisioterapia estamos em Torre de Moncorvo na Misericórdia, para a ADSE, que anda atrasadíssima.”

O projecto abriu portas no passado dia 3, mas só na próxima semana deverá começar a funcionar em pleno.

Cordeiro Tavares revela ainda que já há mais câmaras do distrito de Bragança interessadas em acolher este serviço.

“Há outros municípios que já nos procuraram. Mas juntam-se três coisas: se já temos meios suficientes para dar o passo. Se esses municípios têm o espaço adequado. Terceiro, seleccionarmos as pessoas que queiram vir. Quais? Ainda não posso dizer, mas tenho recebido alguns telefonemas.”

Excertos de uma entrevista para ouvir na íntegra hoje, depois das 17h.

Escrito por Brigantia